terça-feira, 15 de junho de 2010

De volta para o passado


Texto e fotos: Jorge Bronzato Jr.
Quando pisaram o palco e entoaram os primeiros acordes, parecia que estavam ali, de fato, os quatro rapazes de Liverpool, trazidos a 2010, quiçá, por uma bendita anomalia temporal. E manteriam a dúvida assim, injetada nos olhos e ouvidos dos espectadores, até o final do concerto, graças à perfeição dos vocais e trejeitos reencarnados mais de quatro décadas após o fim dos Beatles.
Não, não eram eles. Mas eram os argentinos dos “The Beats”, considerada – com justiça – a melhor banda Beatle no mundo. No palco, Patricio Pérez (George Harrison), Diego Pérez (John Lennon), Rubén Tarragona (Paul Mccartney), Martín Pizzo (Ringo Starr) e Esteban Zanardi (no teclado) remetem os espectadores aos tempos áureos da “beatlemania” e são impecáveis ao revisitar os grandes clássicos do grupo.
Foi assim no início do mês, em uma apresentação em Bento Gonçalves. Casa lotada no anfiteatro Ivo Antônio da Rold – todos em busca da nostalgia de um momento musical que sequer vivenciaram, querendo suprir uma saudade de algo que não conheceram senão por discos, rádio e tevê.
Além do consagrado repertório e da simpatia com o público, os músicos ainda representaram cenicamente alguns dos mais importantes momentos da carreira do quarteto, sempre contando com figurinos e cenários semelhantes aos da época. Nem mesmo o “bed-in”, apelo à paz de John Lennon na cama, ficou de fora.

A cada pausa, dois telões expunham, em documentário, fatos marcantes da trajetória do grupo, colocando o público em um contexto histórico que foi dos terninhos dos tempos de “I wanna hold your hand” às roupas extravagantes do “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”. Por fim, para fechar a noite, o balanço histérico de “Twist and Shout” cantado a plenos pulmões.
Não, não eram eles. Mas bem que parecia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário