segunda-feira, 14 de junho de 2010

Descobrindo músicas novas na internet

Meu primeiro post no escrevendo música é sobre como descobrir músicas novas na internet. (Eu particularmente adoro descobrir músicas e bandas novas, porque quando “encasqueto” com uma, escuto ela até enjoar, então preciso frequentemente encontrar novas bandas para repetir a mesma operação, ou vasculhar os arquivos velhos e reencontrar aquelas músicas antigas, enjoadas há muito tempo, e que podem voltar para a “playlist”.)

Mas vamos ao assunto, então fui pela net procurar novos sites de busca, há muito tempo eu usava o Musicovery, que é um site muito bom, porém os artistas que ele mostra já são bastante conhecidos. Ele tem um layout muito agradável, eu particularmente gosto dele, é fácil de mexer, sem muito mistério.

Clique nas imagens para ampliá-las e vê-las com maior qualidade

musicovery

Do lado esquerdo aparece uma janelinha, ali as músicas estão classificadas por gêneros, de acordo com as cores. É possível marcar quantos gêneros (cores) você quiser, feito isso ele faz uma seleção aleatória das músicas, que podem ser escolhidas de acordo com os quatro humores, ou de acordo com o "gingado da música", o descrito pelo site “dance”. O musicovery marca o ano da música, e você pode se cadastrar no site e favoritar suas músicas preferidas.

music-map

tuneglue

O Musica-map e o TuneGlue são sites para você descobrir músicas novas, e só. Não da pra ouvir nem nada, na minha opinião o musica-map é feinho e não serve pra muito. Já o tuneglue é mais elaborado apesar de ser muito simples, assim como o musica-map ele linka artistas semelhantes, e assim é possível conhecer novos artistas com o mesmo gênero musical do artista pesquisado.

Music Roamer

Music Roamer também mapeia artistas similares. Porem ele mostra a foto do artista e uma lista de músicas (me falarem que é possível ouvi-las, mas eu não consegui) ele oferece link para comprar a música no site da Amazon. Como o site mostra os álbuns do artista achei interessante, porém não muito eficiente também, não achei muito legal aquelas fotos fora do padrão, pois o site pega as informações de outros sites quaisquer.

zune

O Zune tem um layout limpo e agradável, as informações estão bem dispostas e isso me agrada. Ao lado da página música tem uma lista de gêneros, você clica neles e o zune te da algumas opções de artistas que se enquadrem nele. Clicando no artista desejado, ou procurando por ele você encontra a lista de músicas dos álbuns, que podem ser ouvidas por 30 segundos para você tenha uma prévia do som.

one track mind

O One Track Mind é para conhecer realmente novas bandas. Ele divide-as por vários gêrenos, e mostra cada uma com uma música da banda, e um texto escrevendo sobre a história da banda. O site qualifica as bandas em três categorias: originalidade, potencial de ouvir a música no repeat e veredito geral.


Agora meus favoritos!

ourstage


O Ourstage é um dos meus favoritos. É simples de usar e muito eficiente para descobrir músicas novas (pelo menos ao meu gosto), pois as bandas que ele armazena são praticamente desconhecidas. É fácil de usar ele, você clica em música e surgem os estilos musicais, depois é só clicar naquele que você deseja, e ouvir as músicas disponibilizadas pelo site de forma ininterrupta. Para encontrar as melhores com mais facilidade, vá em Best Of, escolha entre as quatro categorias apresentadas, qual a que mais lhe agrada: Pop, Rock, Urban ou Country. Gostei dele porque é simples de mexer, não precisa saber de inglês (já que o site é todo em inglês) para conseguir navegar, as informações são claras e é fácil de encontrar o que se procura.

purevolume

Purevolume também me encantou, site de layout bonito já é meio caminho andado pra eu gostar dele, realmente valorizo muito. O site assim como o ourstage é simples de mexer, tem vídeos, músicas e também possui uma lista dos top songs. É possível se cadastrar no site e favoritar as músicas que você gosta, criar um perfil e ouvi-las sempre que quiser.

Lembrando que todos os sites são gratuitos.

Beijos, até o próximo post.

Ana Paula Backes

Nenhum comentário:

Postar um comentário