segunda-feira, 14 de junho de 2010

MUSICA
A musica do grego( musiké téchne) significa a arte das musas, é uma forma de se combinar sons com silencio seguindo ou não uma pré-organização.
É considerada por diversos autores como uma pratica cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais proprias.
A musica se expandiu ao longo dos tempos e atualmente se encontra em diversas utilidades, como por exemplo, a musicoterapia.
MUSICOTERAPIA
É a utilização da musica e de seus elementos( ritmo e melodia) para um processo de facilitar e promover a comunicação e o relacionamento com outras pessoas.
É indicada para um variado numero de pacientes. Entre eles, estão pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiencia mental. paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiatricos, festantes e idosos.
O uso da musica como metodo terapeutico vem desde o inicio da historia humana. Registros a esse respeito podem ser encontrados na obra de filosofos gregos pré - socraticos.
GENERO MUSICAL
CARIMBÓ: é considerado um genero musical de origem indigina, porem, como, diversas outras manifestações culturais, recebeu outras influencias, principalmente negra.
Em tupi, seu nome refere-se ao Tambor com o qual se marca o ritmo, surgida em torno de Belem e na Ilha do Marajó, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a Lambada.
Na forma tradicional, é acompanhada por tambores feitos de troco de arvores.
Nos anos 60 e 70, adicionaram-se ao Carimbó instrumentos eletricos como guitarras, e influencia do merengue.
O ritmo tornou-se popular no Norte do Brasil e gerou a Lambada, que espalhou-se para o resto do mundo.
Por Fernanda A. Vambomel
estudante de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário